quarta-feira, 7 de outubro de 2009

meio ambiente abiotico

O meio ambiente abiótico inclui factores como solo, água, atmosfera e radiação. É constituído de muitas forças que se influenciam entre si e influenciam a comunidade de seres vivos que os cercam. Por exemplo, a corrente de um rio pode influir na forma das pedras que fazem ao longo do fundo do rio. Mas a temperatura, limpidez da água e sua composição química também podem influenciar toda sorte de plantas e animais e sua maneira de viver. Um importante grupo de factores ambientais abióticos constitui o que se chama de clima.

animais invertebrados

Os animais invertebrados
São aqueles que não tem ossos
Vivem na terra,
Vivem no mar
E vivem no ar.

Os da terra são as formigas
E as minhocas também
Cada um com a sua função
E a fazem muito bem.

Os caranguejos e lagostas
Camarões e muitos mais
Vivem no mar
E quando fisgados
É pra alguém alimentar.

Os insetos são invertebrados,
São muitos e vivem em quase todos os pontos da terra
Nascem de ovos,
Tem asas e podem voar
Alguns insetos são úteis
Outros são nocivos e perigosos
A barata é um deles
Que me assusta e faz tremer
Manter a casa limpinha
É o melhor jeito de nenhuma delas aparecer.

animais vertebrados

As baleias vivem em todos os oceanos, elas se alimentam de peixes, crustáceos e moluscos; elas podem pesar até 180 toneladas e o seu tamanho varia de 6 a 20 metros. O tempo de vida delas é em média 100 anos.
Esses animais possuem a capacidade de comunicar-se por meios de sons.
Por ser muito caçada, a baleia encontra-se em extinção.

orgãos do tubarão

alimentação das baleias

baleias

Os misticetos ou mistacocetos, são na sua maioria grandes baleias que não apresentam dentes. No lugar destes, possuem compridas fileiras de cerdas - as "barbatanas" - que pendem do céu da boca em posição lateral. A função destas cerdas é a retenção de alimentos.
A alimentação dos mistacocetos consiste basicamente de organismos planctônicos, especialmente pequenos crustáceos do gênero Euphasia que abundam nos mares mais frios, e algumas espécies costumam predar sobre cardumes de peixes de pequeno porte. No ato da alimentação, o animal enche a boca de água, "filtrando" o alimento ao expelir a água através das cerdas já mencionadas.

baleias

animais marinhos

golfinhos

O golfinho é capaz de gerar som sob a forma de clicks, dentro dos seus sacos nasais, situados por detrás da nuca.
A frequência dos clicks é mais alta que a dos sons usados para comunicações e difere de espécie para espécie.
A nuca toma a função de lente que foca o som num feixe que é projectado para a frente do mamifero.
Quando o som atinge um objecto, alguma da energia da forma de onda e reflectida para o golfinho.
Aparentemente é o maxilar inferior que recebe o eco, e o tecido gorduroso que lhe precede, que o transmite ao ouvido médio e posteriormente ao cérebro.
Recentemente foi sugerido que os dentes e os nervos dentários transmitiam informações adicionais ao cérebro dos golfinhos.

tubarão

artropodes

aracnideos

terça-feira, 6 de outubro de 2009

aranhas

CARACTERES GERAIS: Todas as aranhas secretam uma substância líquida que em contato com o ar torna-se sólida e flexível: a seda.

A seda é utilizada de diversas maneiras como acondicionamento de alimento, revestimento de galerias, portas e dobradiças de esconderijos e moradia (na forma de teia).

A utilização está associada também ao hábito da espécie. As caranguejeiras são aranhas geralmente grandes, com pêlos compridos nas pernas e no abdômen. Embora sejam muito temidas, os acidentes com elas são raros e sem gravidade, e por isso não se produz soro contra seu veneno. As caranguejeiras são as maiores e mais robustas aranhas. Seu tamanho, que pode chegar a 28cm. A aranha apresenta o corpo dividido em uma parte anterior, o cefalotórax ou prosoma, e uma parte posterior, o abdômen ou opistosoma, ligados por uma estreita haste, o pedúnculo. O conjunto de cabeça e tórax é revestido externamente por uma carapaça quitinosa

artropodes

Os artrópodes agrupam mais de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais filos reunidos. São adaptáveis em diferentes ambientes, tem uma grande capacidade de reprodução, é muito eficiente em suas funções naturais e no caso das abelhas, formigas e cupins tem uma perfeita organização social.

Os artrópodes são invertebrados que possuem patas articuladas, tem uma carapaça protetora externa, que é o seu esqueleto.

Ao crescer, eles fazem a muda que nada mais é do que abandonar o esqueleto velho e pequeno e fabricar outro, novo e maior. Este fenômeno ocorre várias vezes para que o animal possa chegar a fase adulta.

Os artrópodes, no entanto, não possuem apenas patas articuladas, mas sim todas as suas e extremidades, como as antenas e as peças bucais. Os seus membros inferiores são formados por partes que se articulam, ou seja, que se movimentam umas em relação às outras: os seus pés se articulam com suas pernas, que se articulam também com suas coxas, que também se articulam com os ossos do quadril.

CLASSIFICAÇÃO DOS ARTRÓPODES: Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas.